Quando acusam uma barra de chocolate de ser causadora de espinhas, cientistas e dermatologistas logo argumentam em sua defesa. Ela é inocente. Os verdadeiros inimigos da pele que podem causar a acne são os fatores hereditários, as glândulas sebáceas, o acúmulo de células mortas e mudanças hormonais. A acne aparece quando ocorre inflamação das glândula sebáceas e do folículo do pelo.
A adolescência é o período em que acontece a maior produção de andrógenos, hormônios sexuais que também estimulam o aumento das atividades das glândulas sebácias, deixando a pele mais oleosa e mais suscetível aos surtos de cravos e espinhas.
Felizmente, hoje há muitos produtos para prevenção e tratamento da acne no mercado que podem ser usados por adolescentes e adultos que manifestam o problema.
Podemos absolver e libertar a barra de chocolate da acusação de que causa espinhas, mas essa liberdade é condicional. Estudos recentes revelam que o chocolate aumenta a serotonina, hormônio que produz efeito relaxante, por isso ele tem efeito antidepressivo e afrodisíaco. O chocolate também tem um importante papel na dieta diária, pois possui propriedades antioxidantes. Mas não deve ser consumido em excesso, assim como qualquer alimento.
Porém, se você nota um surto de acne sempre após comer chocolate, pode ser um indício de uma reação alérgica. Nesse caso, é mais recomendável evitar o consumo e procurar um dermatologista para identificar o que está causando o problema.
Como sempre afirmo aqui, a melhor dica de beleza e de saúde é consumir tudo com moderação. Também é importante ter um cuidado diário de limpeza da pele para evitar o acúmulo de células mortas e os surtos de espinhas. Mas se você já está com esse problema, adote uma dieta mais saudável e use produtos de tratamento para acne recomendada pelo seu dermatologista.
Tweetar
Nenhum comentário:
Postar um comentário