terça-feira, 14 de junho de 2016

14 de Junho dia Mundial do Doador de Sangue

No ano de 2004 a Organização Mundial de Saúde (OMS) institulou o dia 14 de Junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo é homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Na data comemora-se também o aniversário de Karl Landsteiner, prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO. Cada ano um país diferente é anfitrião do Dia Mundial do Doador de Sangue, em 2011 a Espanha foi escolhida.
A OMS promove também este ano a campanha “Pintando o Mundo de Vermelho”. O objetivo da campanha é conscientizar, por meio de ações culturais, a importância e a necessidade de hemocomponentes seguros para a população e agradecer aqueles que salvam vidas através do ato de doar sangue.
Conforme um documento da OMS, em todo o mundo são obtidas mais de 81 milhões de unidades de sangue por ano, mas apenas 27 milhões dessas unidades são coletadas em países de média e baixa renda, onde vive 82% da população mundial. Outro problema é que nos países de renda baixa e média, mais de 43% das doações efetuadas por novos doadores provêm ainda de doadores pagos ou de familiares de pacientes que o fazem como reposição.
         No mundo, os doadores regulares de sangue, voluntários e não remunerados – que doam pelo menos duas vezes ao ano – fornecem nesse período 37,6 milhões de unidades de sangue, 89% desse total é obtido em países de rendas altas. Uma única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.

ü  Ter entre 18 e 60 anos
ü  Peso superior a 50kg
ü  Boas condições de saúde
ü  Homens devem esperar um intervalo de 60 dias para doar novamente e mulheres de 90 dias.
ü  Não estar grávida nem amamentando
ü  Levar um documento oficial de identidade com foto
ü  Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação

O procedimento é simples, rápido e indolor!

O Dia Mundial do Doador de Sangue é uma possibilidade para enfatizar mais uma vez por que é essencial que a doação seja altruísta e que haja doadores regulares para garantir a provisão de sangue seguro para todos os pacientes que precisem de transfusões. Em síntese, este dia é um veículo para promover: a motivação para que os doadores sadios que tenham doado para seus familiares se convertam em doadores regulares voluntários não remunerados; o aumento do número de doadores através de campanhas de conscientização e motivação; estilos de vida saudáveis nos doadores de sangue, para proteger sua vida e a dos pacientes que recebam seu sangue; enfatizar a necessidade de contar com sangue seguro.
Que tal comemorar essa data salvando vidas? Doe sangue e ajude!

Fonte: ► http://www.acolhida.org.br/14-de-junho-dia-mundial-do-doador-de-sangue/

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Dia de Santo Antônio - 13 de junho.

Dia de Santo Antônio é comemorado anualmente em 13 de junho.
Santo Antônio de Lisboa, ou Santo Antônio de Pádua nasceu em Lisboa no dia 15 de agosto, provavelmente entre os anos de 1191 e 1195.
Este é considerado um dos santos mais populares entre os brasileiros e portugueses. No Brasil, Santo Antônio é conhecido por ser o "Santo Casamenteiro", sendo que o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho no Brasil por ser a véspera do Dia de Santo Antônio.
De acordo com a crendice popular brasileira, neste dia as pessoas que desejam casar ou conseguir um namorado preparam simpatias para Santo Antônio, acompanhadas de orações.
O Dia de Santo Antônio faz parte das celebrações da Festa Junina, assim como o Dia de São João e Dia de São Pedro.
Origem do Dia de Santo Antônio
O Dia de Santo Antônio é comemorado a 13 de junho por ser a data de sua morte. Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, no dia 13 de junho do ano de 1231.
Santo Antônio foi inicialmente um frade agostiniano, tendo mais tarde entrado na ordem Franciscana (1220).
Foi muito conhecido pela sua vida despojada de riquezas, apesar de ter nascido em uma família afluente. O seu trabalho com os pobres foi essencial para que fosse rapidamente reconhecido como santo após sua morte.
A canonização de Santo Antônio aconteceu poucos anos após sua morte, e muitos consideram que terá sido uma das canonizações mais rápidas da história.
Oração de Santo Antônio
Existem muitas orações a Santo Antônio, a maior parte delas ligadas ao fato de Santo Antônio ser conhecido como o "Santo Casamenteiro".
"Meu grande amigo Santo Antônio,
tu que és o protetor dos namorados,
olha para mim, para a minha vida, 
para os meus anseios.
Defende-me dos perigos, 
afasta de mim os fracassos, as desilusões, os esencantos.
Faz que eu seja realista, confiante, digna(a) e alegre. 
Que eu encontre um(a) namorado(a) 
que me agrade, seja trabalhador, virtuoso e responsável. 

Que eu saiba caminhar para o futuro
e para a vida a dois
com as disposições de quem recebeu de Deus
uma vocação sagrada e um dever social.
Que meu namoro seja feliz
e meu amor sem medidas.
Que todos os namorados
busquem a mútua compreensão,
a comunhão de vida
e o crescimento na fé.
Assim seja".

Fonte - http://www.calendarr.com/brasil/dia-de-santo-antonio/
Imegem da internet

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Melhores Tenistas Brasileiros

Melhores colocações no Ranking Mundial
Considerando apenas os tenistas brasileiros que conseguiram estar entre os 50 melhores do mundo.


#
Brasil Brasileiros
Melhor posição
Quando atingiu a marca
1.
1
4 de dezembro de 2000
2.
21
26 de julho de 2010
3.
24
20 de dezembro de 1974
4.
25
11 de outubro de 1999
5.
29
1 de maio de 1989
6.
30
20 de junho de 1983
7.
34
3 de maio de 1993
8.
36
10 de agosto de 1981
9.
44
15 de setembro de 2003
10.
48
8 de dezembro de 1986
11.
50
25 de julho de 2005

Fonte  - https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_tenistas_n%C3%BAmero_1_do_Brasil_(Simples_masculino)

Dia do Tenista - 9 de Junho

O Dia do Tenista é comemorado no dia 9 de Junho, em homenagem a um dos esportes que atualmente mais crescem em nosso país. Até pouco tempo (talvez ainda hoje) o tenista era um atleta de um esporte de elite e foi muito recentemente (meados da década de 60) que o tênis passou a ser visto não apenas como uma modalidade a se praticar por hobby, mas acima de tudo como uma profissão.
O tênis chegou ao Brasil mais ou menos ao mesmo tempo em que o futebol e hoje é praticado em todos os cantos do país. De acordo com dados cedidos pela Confederação Brasileira de Tênis esse esporte possui cerca de dois milhões de praticantes dentro do Brasil e promovem ao seu redor cerca de 370 torneios anuais. Dentro desses dois milhões de atletas somente 33.675 são registrados na Confederação Brasileira de Tênis, ou seja, apenas 1,68% daqueles que jogam tênis no nosso país podem ser considerados verdadeiros profissionais.
O número de praticantes que são profissionalizados nesse esporte de fato não é muito alto hoje, mas é inegável que o tênis está entre os esportes que mais caíram no gosto dos brasileiros, sendo considerado o quarto favorito pelos amantes do esporte e o segundo mais transmitido do país. De modo geral os praticantes começam a jogar tênis bem cedo, normalmente incentivados por alguém da família que já tem o gosto por esse esporte instituído.
Poucos se profissionalizam porque de fato é um esporte muito caro e que pede de todos os envolvidos muito foco, muita determinação e muita força de vontade. Os preços envolvidos para começar a prática do tênis vão de R$ 900 a R$ 4000, valores nem sempre acessíveis para grande parte das famílias brasileiras, o que explica porque temos poucas referências nele no nosso país, sendo o Guga a maior delas.
Se você tem interesse em começar a praticar esse esporte tão bonito e complexo é interessante não só começar uma boa popança, mas também estar preparado para perder várias horas de lazer e diversão se dedicando a sua prática, porque é ela que traz a perfeição e definitivamente o tênis não é um esporte fácil de jogar. Além disso, é imprescindível contar com o apoio da sua família, não só monetário, mas também logístico e emocional, afinal não são todas as cidades do país que oferecem bons centros voltados para a prática da modalidade e também é muito difícil perseverar quando não se tem carinho e incentivo vindos de casa.

É por essas e outras razões que no dia 9 de Junho celebramos o dia do tenista, que é um esportista que não se limita a ser atleta, mas também a popularizar esse esporte tão caro e complexo em um país onde grande parte do povo não tem recursos e conta com tão pouco conhecimento dos prazeres e benefícios de prática desse esporte. É nessa data que comemoramos as conquistas que já tivemos com essa modalidade para o país e que lutamos para que venham muitas mais! 

Fonte: - http://www.calendariobr.com.br/dia-do-tenista