sábado, 5 de março de 2011

Cardápio para limpar o organismo:

Café da manhã:
- suco de limão com couve - meia folha de couve pra 1 copo de suco de limão. O limão é apenas o veículo pra couve. Por ser verde escura, a couve tem vitamina b6, magnésio e ácido fólico, elementos que agem como regeneradores hepáticos.
- pão sem miolo - o fígado é o responsável pelo metabolismo mecânico. Quanto mais carboidrato a pessoa ingerir, mais trabalho o fígado vai ter. Quando o órgão está adoecido, ele fica mais fraco. Portanto, a ingestão de carboidratos cansa o fígado e acaba prejudicando-o.
- queijo branco - como opção para colocar no pão, o queijo branco sustenta bem a vontade do salgado. Poderia, também, ser uma geléia sem açúcar. O recomendável é não colocar manteiga ou margarina, que têm muita gordura e acabam prejudicando o fígado.
- chá - de chapéu de couro com casca de maçã e canela, ou chá verde, ou chá de maçã. A canela é remédio para diminuir insulina. A maçã, além de antioxidante, suaviza o sabor.

Lanche:

Castanhas ou frutas - 4 castanhas ou 6 amêndoas - são fontes dos ômegas 3 e 6, que são importantes para fortalecer o sistema imunológico e servem como antiinflamatório. As frutas são sempre boas opções de lanche. O ácido presente na maçã, por exemplo, é um composto antiinflamatório. O suco da maçã é regenerativo.

Almoço: salada com folhas escuras - repolho, almeirão, brócolis, agrião, rúcula, alface, mostarda, couve e espinafre são alimentos que tem enxofre. Esses alimentos possuem substâncias que vão limpar as vias do seu corpo. O fígado produz uma enzima que limpa o corpo, mas ela só a produz quando o corpo ingere enxofre (couve flor, brócolis, couve, couve de bruxelas são bons exemplos). Feijão branco ou lentilha ou grão de bico - estes alimentos possuem colina. O elemento ajuda na limpeza do fígado. Possui também, taurina. A substância é destoxificante. Ela varre as toxinas.
- carne branca ou peixe - a sardinha é uma fonte de ômega três. Substituir a carne vermelha por carnes brancas ou peixe é uma boa idéia porque o fígado tem muito trabalho na digestão das carnes vermelhas. O processo de metabolização da carne branca é mais leve, exige menos esforço do órgão.

Lanche da tade:
Chá e biscoito integral - maçã com canela, chá verde. Não são recomendados chás muito misturados, ou chás que incentivam o funcionamento do intestino ou, ainda, para perder peso.

Jantar:
- o jantar pode ser uma repetição do que foi ingerido pela manhã. Sanduíches com pasta magra (de ricota, por exemplo). O sanduíche pode ser feito com pão sírio. Ele é mais leve que o pão de sal. Leva menos farinha e, portanto, tem menos carboidrato, sendo conveniente para o fígado. Quem quiser outra opção pode fazer uma sopa de lentilha, de grão de bico, de cenoura ou, ainda, de espinafre ou couve.


Fonte: - http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/03/alimentos-podem-limpar-o-figado-dos-exageros-de-bebida-e-comida.html

quinta-feira, 3 de março de 2011

A INESQUECÍVEL PESCARIA

Recebi por e-mail e estou compartilhando
Ele tinha onze anos e, cada oportunidade que surgia, ia pescar no cais próximo ao chalé da família, numa ilha que ficava em meio a um lago. A temporada de pesca só começaria no dia seguinte, mas pai e filho saíram no fim da tarde para pegar apenas peixes cuja captura estava liberada. O menino amarrou uma isca e começou a praticar arremessos, provocando ondulações coloridas na água. Logo, elas se tornaram prateadas pelo efeito da lua nascendo sobre o lago.

Quando o caniço vergou, ele soube que havia algo enorme do outro lado da linha. O pai olhava com admiração, enquanto o garoto habilmente, e com muito cuidado, erguia o peixe exausto da água. Era o maior que já tinha visto, porém sua pesca só era permitida na temporada.

O garoto e o pai olharam para o peixe, tão bonito, as guelras para trás e para frente. O pai, então, acendeu um fósforo e olhou para o relógio. Eram dez da noite, faltavam apenas duas horas para a abertura da temporada. Em seguida, olhou para o peixe e depois para o menino, dizendo: - Você tem que devolvê-lo, filho!

- Mas, papai, reclamou o menino... - Vai aparecer outro, insistiu o pai. - Não tão grande quanto este, choramingou a criança. O garoto olhou à volta do lago. Não havia outros pescadores ou embarcações à vista. Voltou novamente o olhar para o pai. Mesmo sem ninguém por perto, sabia, pela firmeza em sua voz, que a decisão era inegociável. Devagar, tirou o anzol da boca do enorme peixe e o devolveu à água escura.

O peixe movimentou rapidamente o corpo e desapareceu. E, naquele momento, o menino teve certeza de que jamais veria um peixe tão grande quanto aquele. Isso aconteceu há trinta e quatro anos. Hoje, o garoto é um arquiteto bem-sucedido. O chalé continua lá, na ilha em meio ao lago, e ele leva seus filhos para pescar no mesmo cais. Sua intuição estava correta.

Nunca mais conseguiu pescar um peixe tão maravilhoso como o daquela noite. Porém, sempre vê o mesmo peixe repetidamente todas as vezes que depara com uma questão ética. Porque, como o pai lhe ensinou, a ética é simplesmente uma questão de certo e errado. Agir corretamente, quando se está sendo observado, é uma coisa. A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está nos vendo.

Essa conduta reta só é possível quando, desde criança, aprendeu-se a devolver o PEIXE À ÁGUA. A história valoriza não como se consegue ludibriar as regras, mas como, dentro delas, é possível fazer a coisa certa. A boa educação é como uma moeda de ouro:
“TEM VALOR EM TODA PARTE.”

Provérbios - 22 - 6 -"Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se DESVIARÁ dele".

terça-feira, 1 de março de 2011

A pedra

O distraído nela tropeçou...
O bruto a usou como projétil...
O empreendedor, usando-a, construiu...
O camponês, cansado da vida, dela fez assento...
Para meninos, foi brinquedo...
Drummond a poetizou...
Michelângelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
Já Davi, fortalecido e direcionado por Deus, matou Golias!...
Em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra,
mas sim no homem e em seu coração!
Não existe "pedra" no seu caminho que não possa ser
Aproveitada para o seu próprio crescimento!
Você pode fazer delas uma linda escada!
Creia - Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram
O que DEUS preparou para nós!
Seja um milagre na vida dos outros e verá o
milagre de DEUS na sua própria vida!!!
(autor desconhecido)

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Curiosidades da Reciclagem

Valor
A lata de alumínio é o material reciclável mais valioso. O preço pago por uma tonelada é, em média, de R$ 3.500 - o quilo equivale a 75 latinhas. Nos postos de troca dos estados do Ceará, Pernambuco, Mato Grosso, o consumidor recebe um bônus para ser descontado nos estabelecimentos credenciados com valor correspondente ao número de latas entregue para reciclagem.Recentemente, a troca foi estendida ao setor de energia, com redução proporcional na conta de luz.

Conhecendo o material
Um kilo de latas equivale a 75 latinhas
A lata de alumínio é usada basicamente como embalagem de bebidas. Cada brasileiro consome em média 54 latinhas por ano, volume bem inferior ao norte-americano, que é de 375. Além de reduzir o lixo que vai para os aterros a reciclagem desse material proporciona significativo ganho energético. Para reciclar uma tonelada de latas gasta-se 5% da energia necessária para produzir a mesma quantidade de alumínio pelo processo primário. Isso significa que cada latinha reciclada economiza energia elétrica equivalente ao consumo de um aparelho de TV durante três horas. A reciclagem evita a extração da bauxita, o mineral beneficiado para a fabricação da alumina, que é transformada em liga de alumínio. Cada tonelada do metal exige cinco de minério.

Qual o peso desses resíduos no lixo?
No Brasil, a lata de alumínio corresponde a 1% na coleta seletiva municipal segundo a pesquisa Ciclosoft.

Sua história
As latas de alumínio surgiram no mercado norte-americano em 1963. Mas os programas de reciclagem começaram em 1968 nos Estados Unidos, fazendo retornar à produção meia tonelada de alumínio por ano. Quinze anos depois, esse mesmo volume era reciclado por dia. Os avanços tecnológicos ajudaram a desenvolver o mercado: há 25 anos, com um quilo de alumínio reciclado era possível fazer 42 latas de 350 ml. Hoje, a indústria consegue produzir 62 latas com a mesma quantidade de material, aumentando a produtividade em 47%. As campanhas de coleta se multiplicaram e, atualmente, 10 milhões de americanos participam ativamente dos programas de coleta.

No Brasil, há muito tempo as latas vazias são misturadas com outras sucatas de alumínio e fundidas para a produção, por exemplo, de panelas e outros utensílios domésticos. Em 1991, a Latasa lançou o primeiro programa brasileiro de reciclagem desse material. Em cinco anos, foram coletadas mais de 22 mil toneladas (460 toneladas mensais, em média) com a participação de 1,2 milhão de pessoas, contribuindo para o total reciclado de 2,5 bilhões de latas por ano. No programa são usadas máquinas conhecidas como papa-latas , que prensam o metal, reduzindo seu tamanho para compor fardos encaminhados para a reciclagem.

E as limitações ?

Contaminação
As latas misturadas com o restante do lixo podem estar contaminadas com matéria orgânica, excesso de umidade, plástico, vidro, areia e outros metais, dificultando sua recuperação para usos mais nobres. As tintas da estamparia da embalagem são destruídas nos fornos de fundição durante o reprocessamento do alumínio e por isso não atrapalham sua reciclagem.

Rígidas Especificações de Matéria-prima
A sucata não pode conter ferro. O teste do ímã é a melhor técnica para certificar a ausência desse material. Também é possível fazer a identificação e a seleção mais segura por meio de parâmetros como cores, peso e testes químicos. Às vezes, comerciantes desonestos colocam outros metais dentro da lata de alumínio para aumentar seu peso e, conseqüentemente, o preço. Não é necessário separar os materiais por tamanho ou retirar a tampa, como ocorre em outras embalagens.

É importante saber...

Redução na Fonte de Geração
As latas de alumínio são recipientes de pouco peso.Nos últimos 20 anos, a espessura dos recipientes de alumínio diminuiu cerca de 30%.

Compostagem
O material não é compostável. Por isso, deve ser retirado por processos manuais ou mecânicos do lixo encaminhado para compostagem.

Incineração
O alumínio se funde a 660° C. De acordo com a temperatura, sua queima pode gerar compostos orgânicos voláteis provenientes de tintas ou vernizes e material particulado, ou transformar o material em liga ou óxido de alumínio.

Aterro
As embalagens de alumínio se degradam parcialmente nos aterros devido a existência de uma camada de óxido em sua superfície.

O ciclo da reciclagem

Voltando às Origens
Depois de coletadas, as latas de alumínio vazias são amassadas por prensas especiais, algumas delas computadorizadas, que fornecem o ticket com o valor referente a quantidade entregue. O material é enfardado pelos sucateiros, cooperativas de catadores, supermercados e escolas e repassado para indústrias de fundição. Em seus fornos, as latinhas são derretidas e transformadas em lingotes de alumínio. Esses blocos são vendidos para os fabricantes de lâminas de alumínio que por sua vez comercializam as chapas para indústrias de lata. O material pode ser reciclado infinitas vezes sem perda de nenhuma de suas características.

Com a evolução desse processo já é possível que uma lata de bebida seja colocada na prateleira do supermercado, vendida, consumida, reciclada, transformada em nova lata, envasada, vendida e novamente exposta na prateleira em apenas 33 dias.





Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Por uma vida saudável

Onze dicas para manter a saúde e eliminar a barriga.

Isso é possível, se você adotar algumas condutas espertas na sua rotina alimentar.
Quem ensina é a nutricionista funcional Andréia Naves, diretora da VP Consultoria Nutricional, de São Paulo.

1. Inclua no cardápio alimentos antiinflamatórios, que previnem o acúmulo de gordura no abdome: cúrcuma, gengibre, pimenta vermelha, chá verde, frutas vermelhas (mirtilo, uvas e berries) e peixes em geral.


2. Fique longe do excesso de açúcar – principalmente os dos refrigerantes. No quesito bebidas, aliás, evite tomá-las junto às refeições, para não comprometer a absorção de nutrientes importantes no processo de emagrecimento.


3. Elimine as toxinas. Para tanto, saboreie, pelo menos, duas porções (1 pires) de couve, couve-de-bruxelas, brócolis ou agrião, cozidos no vapor. Assim, você potencializa a desintoxicação do organismo. Se possível, opte pelas versões orgânicas.


4. Reduza o estresse. Ele aumenta, de forma desequilibrada, a produção de cortisol (hormônio que estimula enzimas responsáveis pelo acúmulo de gordura no abdome). Como relaxar? Escolha alimentos que diminuem sua ação no organismo (abacate, chá-verde e vitamina C). Intercale as refeições de três em três horas e invista em terapias corporais, como, por exemplo, reiki, shiatsu e biodança.


5. Acerte no óleo. Ao cozinhar, prefira o de canola, o de soja, o de arroz ou e o coco (sempre em pouca quantidade). Entre outros benefícios, eles aceleram o metabolismo.


6. Controle os hormônios. Eles mantêm o funcionamento celular, regulando o metabolismo energético e o peso corporal. A sugestão é consumir cereais integrais, quinoa, linhaça, soja, frutas, vegetais, castanhas e azeite de oliva.


7. Evite adoçantes artificiais. Eles aumentam a absorção de glicose, que será armazenada na forma de gordura, no tecido adiposo (principalmente na região abdominal). As versões naturais, à base de estévia, estão liberadas.


8. Troque as carnes vermelhas por peixes e aves. O ideal é consumir versões como pescada, sardinha, merluza e lambari, que têm menos toxinas e metais tóxicos, que comprometem a “barriguinha”.

9. Aposte em abacaxi, mamão e hortelã, principalmente após as refeições. Eles contribuem para uma eficiente digestão de proteínas, sendo potentes estimuladores estomacais.

10. Incremente a salada. A dica é misturar o azeite de oliva com o óleo de gergelim, de linhaça e de macadâmia, na azeiteira. Para completar, disponha sobre a salada algumas folhas de ervas como a sálvia, por exemplo. O prato é um grande aliado do processo digestivo.


11. Pratique exercícios físicos, que têm efeito importante na redução da gordura. Combine atividades que aumentam a massa muscular com aulas de jump e bike – excelentes!

Mas, cuidado, porque estudos recentes derrubam fobia moderna da gordura saturada. Pesquisas sobre riscos cardiovasculares redimem até manteiga e apontam que dieta light “demais” pode prejudicar a saúde. O pior, no entanto, seria banir esse tipo de alimento e, para compensar, aumentar o consumo de açúcar, como muitos fazem.
Nas últimas décadas, médicos e pesquisadores não pouparam a gordura saturada, sempre relacionada a aumento de problemas cardiovasculares. Agora, pesquisas mostram que ela não é a grande vilã da alimentação.
Uma análise de 21 estudos divulgada em fevereiro não encontrou relação direta entre o consumo desse tipo de gordura e o maior risco de infarto e derrame.
Outra pesquisa, publicada em abril, apontou que dietas pobres em gorduras saturadas, mas ricas em carboidratos, aumentariam o risco de infarto em 33%.
Até mesmo a manteiga, ingrediente emblemático desse tipo de gordura, não se mostrou maléfica quando consumida com moderação.
Um trabalho do InCor, com 66 pacientes, mostrou que o consumo de uma colher de sopa de manteiga por dia não eleva as chances de acidente cardiovascular.
Os grandes problemas são a alimentação desequilibrada e a forma como a gordura foi sendo substituída. “A população entendeu a gordura saturada como o grande vilão e abusou do açúcar. Mas há muitos vilões.
É o estilo de vida que conta para a saúde”, diz o cardiologista Daniel Magnoni, diretor do serviço de nutrologia do Hospital do Coração. O excesso de carboidratos pode causar aumento de peso, intolerância à glicose e aumento dos níveis de triglicérides, também relacionados a doenças do coração.


Medo de gordura


Para a nutricionista Ana Carolina Moron, pesquisadora do InCor, as informações negativas sobre as gorduras saturadas contribuíram para uma “fobia de gordura”, com a exclusão de todos os tipos.
Para muitas pessoas, ficam de fora dos cardápio até mesmo as gorduras mono e poli-insaturadas, encontradas principalmente em óleos vegetais, nozes e castanhas.
Elas já são conhecidas por reduzir os níveis de triglicérides e aumentar os de HDL (o colesterol “bom”). “Acham que vão engordar e infartar. As pessoas consomem todos os alimentos em versão light, excluem os óleos e acabam tendo problemas de saúde por isso.”
Uma consequência dessa exclusão da gordura é o intestino preso. Pode ocorrer ainda carência de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K).
O indicado é consumir de 20% a 30% do total calórico do dia em gorduras. Dessa proporção, 7% devem ser compostos por gorduras saturadas e o restante, pelas mono e poli-insaturadas.
Isso equivale ao consumo diário de duas ou três colheres de sopa de azeite colocadas na salada e de uma xícara de chá de nozes.

Fonte: UOL – Julliane Silveira/Fernanda Bassette/Shirley Santos




Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Mudando o estilo de vida

Por uma vida saudável

Ter uma vida saudável é um desafio para todos nós. O desenvolvimento dos recursos tecnológicos geralmente implica em tornar o indivíduo cada vez mais sedentário, assim como a necessidade da praticidade na preparação das refeições acarreta hábitos alimentares também pouco saudáveis.
Este conjunto de fatores, que deveria tornar nossas vidas mais produtivas, acaba por comprometer a produtividade em função da maior incidência de doenças, queda na resistência física, obesidade, stress, ansiedade, etc.

Quebrar este círculo vicioso passa a ser um verdadeiro desafio

Alimentação
O segredo da boa alimentação consiste em adequar as preferências individuais com a quantidade e qualidade dos alimentos que farão parte da nossa dieta habitual. Existem algumas recomendações que podem ajudar a tornar sua alimentação mais saudável:
Procure incorporar na sua dieta habitual a maior quantidade possível de alimentos ricos em fibras, tais como frutas e verduras. Por exemplo, evitar “descascar” algumas frutas, como figo, pêssego e maçã podem aumentar bastante o conteúdo de fibras, que terão um papel fundamental na saúde do seu sistema digestivo.
Procure diminuir a quantidade de gorduras (óleo, manteiga, creme etc) e de carboidratos (massa e doces), dando preferência a alimentos grelhados e cozidos. Infelizmente a dieta habitual da nossa população é sempre mais rica em gorduras e carboidratos e pobre em proteínas do que o desejado. Evite comer “fast food”, dê preferência aos alimentos de preparação mais “caseira”.
Diminua a quantidade total de alimentos de cada refeição. Faça mais refeições ingerindo menos calorias de cada vez. Este procedimento permitirá uma digestão mais fácil e menor apetite nas refeições maiores.
Utilize leites e derivados (iogurte, queijos) desnatados ou light e prefira as carnes magras. Assim, você estará prevenindo o aumento do colesterol, além de controlar o peso. As leguminosas devem fazer parte do cardápio, pois contêm proteínas, ferro e fibras.
No supermercado é preciso cuidado ao escolher o que será comprado. Levando alimentos saudáveis para casa, já estará dando um grande passo para não fugir da dieta. Dê preferência aos temperos naturais, pois os industrializados contêm grande quantidade de sal. Os óleos mais saudáveis são os vegetais (canola, girassol, milho ou soja), porém evite frituras.
E não se esqueça: se for comer uma sobremesa diet ou light, fique apenas com uma porção. Comer o dobro pode significar o mesmo que um doce supercalórico.

Importância da atividade física

A prática regular de atividade física é fundamental na adoção de hábitos de vida mais saudáveis. Além dos benefícios já conhecidos, tais como prevenção de doenças cardíacas, prevenção de osteoporose, redução do colesterol, redução da hipertensão, combate à obesidade e tantos outros, o exercício físico tem um efeito ainda mais importante: o indivíduo capaz de incorporar a atividade física aos seus hábitos de maneira definitiva encontra uma nova fórmula de vida.
Manter-se ativo promove uma mudança radical no corpo. O organismo solicita hábitos saudáveis. Os alimentos gordurosos começam a se tornar indesejados, as refeições exageradamente calóricas são rejeitadas, a auto-estima aumenta com a melhora na estética corporal, a resistência física é aumentada e a produtividade e capacidade de trabalho são favorecidas.
Para a pessoa com diabetes, a atividade física, além dos benefícios já citados, auxilia no tratamento da doença.
Se todos estes fatores não forem suficientes para convencer alguém a praticar exercícios, existem mais duas informações importantes: melhora o desempenho sexual e aumenta a expectativa de vida!

Medula Ossea - Seja um doador


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho, R9

Nome completo - Ronaldo Luís Nazário de Lima

Data de nasc. -22 de Setembro de 1976 (34 anos)
Local de nasc.- Rio de Janeiro (RJ), Brasil
Altura -1,83 m
Pé -Destro
Apelido - Fenômeno, Ronaldinho, R9

Informações profissionais
Posição - Aposentado, Centroavante

Clubes de juventude
Valqueire
Social Ramos
São Cristóvão
Cruzeiro

Clubes profissionais
Anos             Clubes             Jogos gols
1993–1994   Cruzeiro             46     44
1994–1996   PSV Eindhoven  57     54
1996–1997   Barcelona           49     47
1997–2002   Internazionale     99     59
2002–2007   Real Madrid     177   104
2007–2008   Milan                 20       9
2009–2011   Corinthians         69    35
Total                                     517   352

Seleção nacional
1994–2006  Brasil               97       62

Medalhas
Jogos Olímpicos
Bronze Atlanta 1996 Equipe

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Tesouros

Não jogue fora seus tesouros
Certa vez, um homem caminhava pela praia numa noite de lua a cheia.
Pensava desta forma: se tivesse um carro novo, seria feliz;
Se tivesse uma casa grande, seria feliz;
Se tivesse um excelente trabalho, seria feliz;
Se tivesse uma parceira perfeita, seria feliz,
Quando tropeçou com uma sacolinha cheia de pedras.
Ele começou a jogar as pedrinhas uma a uma no mar cada vez que dizia: Seria feliz se tivesse...
Assim o fez até que somente ficou com uma pedrinha na sacolinha, que decidiu guardá- la.
Ao chegar em casa percebeu que aquela pedrinha tratava-se de um diamante muito valioso.
Você imagina quantos diamantes ele jogou ao mar sem parar para pensar?
Assim são as pessoas... jogam fora seus preciosos tesouros por estarem esperando o que acreditam ser perfeito ou sonhando e desejando o que não têm, sem dar valor ao que têm perto delas.
Se olhassem ao redor, parando para observar, perceberiam quão afortunadas são.
Muito perto de si está sua felicidade.
Cada pedrinha deve ser observada... pode ser um diamante valioso.
Cada um de nossos dias pode ser considerado um diamante precioso, valioso e insubstituível.
Depende de cada um aproveitá-lo ou lançá-lo ao mar do esquecimento para nunca mais recuperá-lo.
Você como anda jogando suas pedrinhas?
(que podem ser namorados, amigos, trabalho e até mesmos seus sonhos).
A morte não é a maior perda da vida.
A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos.





Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Arroz temperado com queijo

Ingredientes:

½ - Cebola
½ - Kg de Arroz branco lavado
½ - Lata de Ervilha
½ - Lata de Milho Verde
10 – Azeitonas
100 – Gramas de Bacon
100 – Gramas de Mussarela fatiada
100 – Gramas de Passas
100 – Gramas Presunto fatiado
2 – Dentes de Alho
2 – Palmitos
200 – Gramas de Calabresa
250 – Gramas de Queijo Curado
3 – Colheres de Óleo
40 – Gramas de Margarina
Cheiro verde agosto

Modo de Preparo
Corte a calabresa e o bacon em cubos bem pequenininhos, amasse os dois dentes de alho, corte a cebola em cubinhos e em uma panela grande coloque o bacon com a calabresa para fritar na margarina e adicione o óleo.
Quando estiver bem fritos quase torradinhos, coloque o alho amassado a cebola e o cheiro verde (agosto) mexe até que a cebola fique douradinha, refogue o arroz na mesma panela, junte o milho verde, a ervilha e as azeitonas sem caroços e picada cubra com água para cozinhar, +/– dois dedos sobre o arroz, coloque sal agosto.
Corte o palmito em fatias fininhas e reserve junto com as passas.
Depois de pronto, em uma forma refratária grande coloque a metade do arroz e cobra com uma camada de presunto e de mussarela, depois coloque o resto do arroz e cubra com o queijo curado os palmitos e as uvas passas.
Leve ao forno pré-aquecido por uns 15 minutos até que o queijo derreta.

Dica
Você pode também batata palha por cima pra dar um sabor a mais, salpicar orégano e pimenta calabresa moída.

Rende 8 porções ou mais
Bom apetite.









Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Frases e Pensamentos

Um pensamento:
“Não se culpe pelos seus erros, mas sim se corrija com eles.”

Uma frase:
“Tudo que você pensa você atrai.”


Uma frase de amor:
“Longe assim o mundo só é dia, longe assim você não pára, longe assim você não dorme; tem insônia. Perto de mim sou o seu sossego, perto de mim sou o travesseiro que lhe acolhe. Sou a tempo que estagna, sou seu sono, sou teus sonhos...”
Flávio Franklyn

FRASE DO DIA
“Perdoar é retirar da rosa espinho; é sorver do veneno o antídoto; é fazer do ataque a sua defesa...” ·
Categoria: Auto-Ajuda

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

domingo, 9 de janeiro de 2011

Dia 09 Janeiro - Dia do Fico

"Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico".
(D. Pedro I, 9 de janeiro de 1822)

Talvez porque a gente começa a estudar História do Brasil ainda muito jovem, às vezes é difícil compreender o que significam essas palavras e o que vem a ser realmente o Dia do Fico. Por que elas foram importantes para a nossa Independência?

Podemos lembrar um pouco os acontecimentos que tornaram esta data tão marcante.

Mudanças com a vinda da família real

D. João VI era o rei de Portugal entre 1767 e 1826 (era príncipe regente e somente em 1818, quando faleceu sua mãe, D. Maria I, foi aclamado rei) e no Brasil viveu de 1808 a 1821. A mudança da corte portuguesa para o Brasil nada mais foi do que uma saída estratégica para ficar longe da Europa (Portugal estava encurralado num conflito entre a França e a Inglaterra; no dia seguinte da saída da família Real as tropas francesas invadiram Lisboa).

O Brasil desde essa vinda de D. João VI e da corte portuguesa, em 1808, começou seu próprio caminho para a independência.

Os portos foram abertos às nações amigas (Portugal não possuía mais o monopólio do comércio brasileiro); o Rio virou a capital do Império, fábricas puderam ser instaladas, a Imprensa Régia começou a funcionar, assim como o Banco do Brasil, a Biblioteca Real, o Jardim Botânico do Rio e a fábrica de pólvora, hospitais, escolas e repartições públicas, o que mudava, em muito, os costumes da colônia.

O perfil dito à época "de certo gosto pelas coisas espirituais" de D. João permitiu que novas idéias circulassem. Expedições estrangeiras chegaram ao Brasil: uma missão artística francesa e uma missão científica alemã. O imenso país e toda a sua riqueza natural começaram a aparecer nas pinturas e descrições de vários artistas e cientistas.

D. Pedro cresceu no Brasil

Pedro de Alcântara Francisco Antonio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, que nós conhecemos como D. Pedro I, filho de D. João e de D. Carlota Joaquina, quando chegou ao Brasil tinha apenas seis anos. Formou sua personalidade longe de Portugal o que o tornava alguém bem mais envolvido com os costumes da colônia.

D. João regressou a Portugal em 1821, deixando Pedro I no Brasil.

O contexto iluminista (movimento contra as crenças e instituições estabelecidas que se formava na Europa e também repercutia no continente americano) sinalizava que mudanças teriam de acontecer em breve e havia muita pressão de Portugal (que chegou até a ser governado por um marechal inglês de nome Beresford, que expulsara de lá os franceses) para assegurar que nada mudasse em relação ao domínio sobre o Brasil.

Em Portugal, revolucionários portugueses haviam tomado o governo e proclamando a criação das Cortes Constitucionais, uma assembléia representante do povo português que iria criar uma constituição para o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Além da criação de uma constituição, e a intenção de retirar a Inglaterra do governo português, as Cortes queriam recuperar economicamente as finanças portuguesas com uma recolonização do Brasil. Queriam então que D. Pedro deixasse o Brasil.

Por que D. Pedro deveria sair?

O Brasil alcançara conquistas e estava arriscado a retroceder, pois os novos decretos das Cortes ordenavam, além da saída de D. Pedro, a exclusão de brasileiros dos governos provinciais, do comando das armas e de qualquer cargo de autoridade política ou militar, a obediência das províncias a Lisboa e não mais ao Rio de Janeiro e a extinção dos tribunais do Rio.

Partiu dos brasileiros, principalmente dos setores mais aristocráticos da população, o desejo de que D. Pedro não fosse para Portugal (os planos de Portugal eram de que ele fizesse uma conveniente viagem cultural à Inglaterra, França e Espanha). Consta que D. Pedro reconhecia aí um movimento para desestabilizar a monarquia. No Brasil, havia um sentimento de que a sua presença era um reforço no processo já deflagrado para a independência.

A decisão de ficar no Brasil

José Bonifácio de Andrada e Silva, como membro do governo provisório de São Paulo, escreveu uma carta a D. Pedro criticando aquela decisão das cortes de Lisboa, carta divulgada pelo jornal Gazeta do Rio de Janeiro, em 8 de janeiro de 1822.

O Rio de Janeiro iniciou uma coleta de assinaturas, estendendo-a até Minas Gerais e São Paulo que já haviam aderido à causa de emancipação brasileira. As mais de oito mil assinaturas conseguidas foram entregues a D. Pedro por José Clemente Pereira, presidente do Senado da Câmara do Rio de Janeiro, pedindo que ele ficasse. No dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro escolheu desobedecer às ordens das cortes portuguesas e ficar no Brasil, usando estas palavras: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico".

Como crêem os historiadores, a decisão de D. Pedro de permanecer no Brasil intensificou o clima reinante que rumava para a independência.

Fonte: http://www.ibge.gov.br/

sábado, 8 de janeiro de 2011

Dia 08 Janeiro - Dia do Fotógrafo

Ser fotógrafo é preocupar-se com questões técnicas como foco, luz, enquadramento, abertura, velocidade. Decidir se vai congelar ou registrar o movimento, se vai usar filme ou fazer em digital, se vai enveredar pelo caminho artístico ou documental. E se for repórter fotográfico, estar preparado para registrar desde um crime, um acidente, até um espetáculo de teatro ou uma bela paisagem natural. Se dedicar à fotografia realmente não é algo fácil (ou rotineiro). Por isso, o Caderno Vida presta uma justa homenagem a esses bravos profissionais neste Dia do Fotógrafo.

Nesta edição, mostramos um pouco do que é o trabalho dos repórteres fotográficos da "casa", Chico Ferreira, João Vieira, Marcus Vaillant e Otmar Oliveira. Eles ficaram livres para decidir o que gostariam de mostrar e o resultado é um caleidoscópio de aspectos variados do dia-a-dia, da vida dos mato-grossenses. Momentos que nem sempre foram de alegria e de beleza e certamente deram um nó no estômago, ou despertaram indignação, revolta. De sorte que há os momentos que dão um prazer especial de fotografar e até encorajam o profissional a "batalhar" por uma espaço maior para o trabalho na capa do jornal.

Por meio de suas lentes estão passando também uma leitura de mundo, um ângulo que muitas vezes é único. Fotografia, nesse sentido, também é opinião, é uma forma de expressar-se, de demonstrar interesses, de colocar sentimento e preocupações para fora. De revelar ao mundo o que, muitas vezes, só ele pode ver e sentir naquele momento. Como diz o famoso fotógrafo português Gerard Castello-Lopes, a fotografia "é ao mesmo tempo um registro da realidade e um auto-retrato, porque só o fotógrafo vê aquilo daquela maneira".

O fotógrafo é, antes de tudo, um generoso, que presenteia as pessoas com a possibilidade de ter esses momentos preservados para as gerações futuras. Resta-nos dizer-lhes. Então, um muito obrigado neste dia tão especial.

Fonte ► Luiz Fernando Vieira ► http://www.gazetadigital.com.br