quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Pagamento com cartão de crédito ou débito é venda à vista?

Ao oferecer descontos, alguns fornecedores de produtos e serviços têm adotado a prática de cobrar entre 4% e 5% a mais do valor da compra efetuada no cartão. Trata-se duma tentativa errônea de compensar os custos que estes têm com as operadoras de Cartões de Crédito.

Porém, os pagamentos com cartão de crédito e débito, ou mesmo cheque, são formas de vendas à vista. Se o produto tiver algum desconto à vista, esse deve ser repassado na íntegra. Ou seja, se for oferecido, por exemplo, um desconto de 10% para o pagamento à vista, todos os clientes que pagarem com Cartão de Crédito têm que ser contemplados com o mesmo valor de desconto, ou seja, 10%. O mesmo vale também, se a forma de pagamento for cheque.

E a lei é clara: não podem ser cobrados valores diferentes para qualquer uma dessas formas de pagamento. Isso é prática abusiva, e está prevista no Código de Defesa do Consumidor (Art.39, Inciso X do CDC).

O estabelecimento comercial tem o direito de escolher uma única forma de pagamento - como aceitar apenas dinheiro - desde que seja deixado visível e claro para o consumidor antes que ele efetue sua compra. Porém, se a loja aceitar outros meios de quitação, os valores à vista não podem ser diferenciados.

O estabelecimento comercial pode também restringir o número de prestações, por exemplo, aceitar apenas no máximo de 03 (três) prestações para o valor à vista, isso é legal, porém deve estar explícita essa informação ao consumidor.

As lojas que praticam preços diferentes para pagamentos feitos em dinheiro ou no cartão - seja para transações em crédito ou mesmo débito automático – estão sujeitas às sanções da lei.

Dúvidas podem ser atendidas pelo telefone 3562 6638, e as reclamações devem ser feitas na sede do PROCON, localizado no Prático Municipal, Rua 18, nº 876, Centro, com funcionamento de segunda à sexta, das 7 às 12 horas.

domingo, 22 de março de 2009

Momento flash back - Brian Adams




Sandy e Junior - Planeta Agua

Alma de Mulher

Alma de Mulher

Nada mais contraditório do que "ser mulher"...
Mulher que pensa com o coração, age pela emoção e vence pelo amor.
Que vive milhões de emoções num só dia e transmite cada uma delas, num único olhar.
Que cobra de si a perfeição e vive arrumando desculpas para os erros, daqueles a quem ama.
Que hospeda no ventre outras almas, dá a luz e depois fica cega, diante da beleza dos filhos que gerou.
Que dá as asas, ensina a voar mas não quer ver partir os pássaros, mesmo sabendo que eles não lhe pertencem.
Que se enfeita toda e perfuma o leito, ainda que seu amor nem perceba mais tais detalhes
Que como uma feiticeira transforma em luz e sorriso as dores que sente na alma, só pra ninguém notar.
E ainda tem que ser forte, para dar os ombros para quem neles precise chorar.
Feliz do homem que por um dia souber, entender a alma da mulher!