quinta-feira, 5 de junho de 2008

Dinheiro, desejos e satisfação

Dinheiro, desejos e satisfação
Por que atualmente é tão difícil poupar dinheiro? Pelo mesmo motivo por que é difícil ser feliz. Há uma grande confusão de conceitos na cabeça das pessoas. Poucos sabem como diferenciar "despesas necessárias" e "desejos".O exagerado volume de propaganda a que estamos expostos introduziu uma gama de novas necessidades em nossas vidas. Refiro-me a coisas de que,sumariamente, não precisamos de fato, mas se tornam importantes e eliminam nossa capacidade de poupar ou, o que é ainda pior, de sermos felizes. Quando essas necessidades não são supridas, elas se tornam desejos. E como os desejos são bem maiores que nossos rendimentos são capazes de realizar, grande parte das pessoas gasta tudo o que ganha na tentativa de concretizá-los.A própria sociedade se encarrega da cobrança desse processo, usando a pressão de “ter ou não ter” como forma de segmentar as pessoas. Não basta ter uma boa casa para morar com conforto, por exemplo, mas importante é que ela esteja dentro de um condomínio de luxo. Quando, então, o fulano gasta o que tem e o que não tem para realizar esse desejo, sente um consolo social que irá durar um breve período. A escalada terá prosseguimento assim que ele vir que os carros na sua garagem são inferiores aos que estão nas casas vizinhas. Assim, mesmo satisfazendo seus maiores desejos, aparecem muitos outros novos e maiores.Até que ponto podemos ceder a essas influências sociais? Como fica nossa consciência em relação ao que devemos fazer por nós próprios? Falo de nossa missão pessoal e individual em contraste às exigências frias e vazias da sociedade. Aliás, caberia aqui perguntar, quem, hoje em dia, tem uma missão individual.No entanto, existe uma pressão social positiva. Ela acontece quando nos estimula a um comportamento que se harmoniza com os nossos padrões e valores. O “jogo sujo da sociedade” é perigoso quando somos forçados a adotar uma vida submissa a padrões que, em particular, jamais adotaríamos. Talvez aí esteja a explicação para os altos índices de criminalidade existentes.Desejos são problemas de quase todos. Os milionários também têm mais desejos do que podem satisfazer. Eles não conseguem atingir todos os seus sonhos com sua fortuna, muito menos atender a todas as pressões sociais que os envolvem. Isso é ilusão de pobre. Qualquer ricaço que possui conforto, em alto nível , na vida material, sofre por causa dos desejos que não consegue suprir. Nas devidas proporções, ricos cultivam desejos parecidos com os de qualquer indivíduo. E os resultados acabam sendo os mesmos: dor, insatisfação, depressão, infelicidade e muito mais.O problema não consiste em satisfazer ou não desejos, mas em permitir que a felicidade dependa disso.A pessoa que consegue se realizar com o que tem e não aloca seu tempo somente na busca de metas inatingíveis é rica, pois o verdadeiro rico é aquele que se alegra com o que possui e consegue também extrair disso a alegria, a satisfação e o contentamento.
07/05/2008
Shapiro, Abraham

quarta-feira, 4 de junho de 2008


Clique na imagem....

A pergunta sobre a ressurreição
Mc 12,18-27

Alguns saduceus, os quais afirmam que ninguém ressuscita, chegaram perto de Jesus e disseram:
- Mestre, Moisés escreveu para nós a seguinte lei: "Se um homem morrer e deixar a esposa sem filhos, o irmão dele deve casar com a viúva, para terem filhos, que serão considerados filhos do irmão que morreu." Acontece que havia sete irmãos. O mais velho casou e morreu sem deixar filhos. O segundo casou com a viúva e morreu sem deixar filhos. Aconteceu a mesma coisa com o terceiro. Afinal, os sete irmãos casaram com a mesma mulher e morreram sem deixar filhos.
Depois de todos eles, a mulher também morreu. Portanto, no dia da ressurreição, quando todos os mortos tornarem a viver, de qual dos sete a mulher vai ser esposa? Pois todos eles casaram com ela!
Jesus respondeu:
- Como vocês estão errados, não conhecendo nem as Escrituras Sagradas nem o poder de Deus. Pois, quando os mortos ressuscitarem, serão como os anjos do céu, e ninguém casará. Vocês nunca leram no Livro de Moisés o que está escrito sobre a ressurreição? Quando fala do espinheiro que estava em fogo, está escrito que Deus disse a Moisés: "Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó."
E Deus não é Deus dos mortos e sim dos vivos. Vocês estão completamente errados!